Sinais De Que Você Precisa Levar Seu Pet no Veterinário



Ter um cão é uma das coisas mais maravilhosas que existem, porém essa escolha é tão responsável quanto ter um filho, requer grande dedicação, cuidados e principalmente jamais desistir deles caso fiquem doentes, se o seu cão apresentar alguma dessas mudanças a seguir, procure um Médico Veterinário.

É muito importante prestar atenção no seu cão. Sejam mudanças de comportamento ou físicas, quanto mais você conhece -lo, mais fácil será de identificar mudanças e mais fácil será o tratamento se algo for identificado precocemente.

Sinais que você deve estar atento:

Aumento ou perda de peso
Tanto o ganho quanto a perda de peso podem significar um problema de saúde. A perda de peso pode significar diabetes, anemia, desnutrição ou pode ter parado de comer por sentir alguma dor. O ganho de peso pode significar problemas na tireoide, abdômen distendido ou problemas na glândula adrenal.

Agressões
Se seu cão de repente mudou de atitude e passou a ameaçar alguém da sua família, com rosnados ou posturas de intimidação, algo de errado está acontecendo.


Coçar, lamber ou morder a si mesmo
Qualquer um desses três sintomas pode significar que o animal está com ectoparasitas (pulgas, carrapatos), objetos estranho preso entre os dedos (espinhos, pequenas pedras, sementes), por processos alérgicos e doenças, ou também quando estão estressados. Cães estressados concentram sua energia em algum ponto, que pode ser as patas, lambem tanto que ferem as mesmas, levando a contaminações secundárias, como uma infecção de pele.

Cheiro ruim
Um cheiro mais forte que o normal é algo pra ser examinado é importante que um profissional olhe seu cão, pois pode ser uma infecção.

Vômito e diarreia
Se seu cão vomitar uma vez, não há motivo pra se preocupar. Mas, se ele está vomitando várias vezes por dia, ou tendo diarreia, possivelmente tem algo errado com ele.

Beber mais água que o normal
Se seu cão passar a beber mais água que o normal sem ter aumentado o nível de atividades físicas, isso pode significar um problema. Pode ser um sinal de diabetes, problema renal ou problemas na glândula adrenal.

Diminuição da energia / atividade
Se seu cão costumava ser ativo e agora anda mais apático, isso pode significar anemia, dor nas juntas, problemas de coração, artrite ou apenas fraqueza. Normalmente um cachorro doente fica mais prostrado e quieto, por isso podem ser muitas coisas. Fique atento.

Tossir e espirrar
Pode ser sinal de uma infecção do trato respiratório.  Outro sinal é a coriza amarela esverdeada que sai do nariz do cachorro.

Sangramento
Seu cão jamais deve sangrar em nenhum lugar. Se você encontrar sangue, é sinal de um problema. O único sangue “normal” é quando a cadela está no cio, no período de sangramento.

Cachorro mancando
Mancar pode significar neoplasia nos ossos, por isso é importante consultar o seu veterinário o quanto antes. Mancar também pode significar ruptura de ligamento, artrite ou algo preso embaixo das patas.

Caroço ou edema
Um caroço em qualquer lugar do corpo (boca, costas, patas, dedos) precisa ser verificado pelo veterinário.

Orelhas irritadas ou com muita cera
Se as orelhas apresentam vermelhidão ou estão fabricando muito cera, pode ser sinal de otite. Leve ao veterinário pra que ele possa descobrir a causa e receitar os medicamentos corretos.

Cão pressionando a cabeça na parede
Esse é um sinal grave de que algo não vai bem com a parte neurológica do cachorro. Leve ao veterinário imediatamente.


Esses são apenas alguns sinais que podem aparecer, por isso esteja sempre alerta com seu animal de estimação. Qualquer sinal de mudança, tenha a iniciativa de procurar um medico veterinário.

Fonte: Calbos Saúde Animal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de cachorro: veja como fazer para o aniversário do seu cão !

Saiba como cuidar do seu pet no inverno

Veja alguns cuidados para ajudar seu cãozinho a viver melhor mesmo durante os dias mais quentes.