Entenda melhor algumas expressões do seu cão!

CÃES SE COMUNICAM DE MUITAS FORMAS ENTRE ELES, SEJA COM PISTAS VERBAIS, LINGUAGEM CORPORAL OU EXPRESSÕES FACIAIS. ENTENDA MELHOR ALGUMAS EXPRESSÕES DO SEU CÃO!
Os cães também tentam se comunicar com os humanos usando esses métodos, por isso é muito importante você conseguir decifrar o que eles estão tentando transmitir!

É preciso analisar, mantendo um contexto. A melhor maneira de começar é olhando para o ancestral do cão: o lobo. Lobos vivem em bando e cães fazem o mesmo com outros animais da casa e com humanos. Deve haver um líder do bando e esse líder deve ser você. E para ser um bom líder canino, você precisa saber o que seu cão está tentando dizer a você.

Existem alguns sinais que são básicos e rotineiros na vida de um cão:

Abanar a cauda: Cães costumam expressar sua emoção e felicidade abanando o rabo, mas há a necessidade de prestar atenção na maneira como eles abanam. Se o cão está feliz, a cauda vai estar se movendo de lado. Se o cão estiver abanando o rabo em movimentos curtos e rápidos, isso pode ser um sinal de agressão. Fique longe do cão se a cauda é erguida e parece tensa e dura. Estes podem ser os sinais de um ataque iminente.

Cavar: É um comportamento muito comum. Cães geralmente cavam para esconder suas posses favoritas, como ossos ou brinquedos, que gostariam de caçar para mais tarde. Eles podem até cavar fora de tédio. Outra razão por trás disso pode ser a necessidade de entrar em atividade física. Quando deixados sozinhos por longos períodos, os cães podem sofrer de ansiedade de separação. Latidos frequentes, mastigação, escavação e sujar casa quando deixados sozinhos são alguns dos sinais de ansiedade.

Farejar: É um comportamento instintivo em caninos. Os cães têm um sentido muito forte de cheiro. Seu sentido do olfato é altamente desenvolvido. Farejando os ajuda a entender o seu espaço. Eles cheiram para adquirir o cheiro de outros seres humanos e cães. Embora muitas vezes lambam para mostrar afeto, eles também podem lamber para processar a informação sobre essa pessoa.

Pular: É mais comum em filhotes. É uma forma de mostrar afeto e emoção. Pode ficar problemático quando eles saltam com muita frequência, o que pode ser a de atrair a atenção. No entanto, salto até poderia ser uma maneira de afirmar dominância.

Mastigar e morder: É mais comum em filhotes que apresentam esse tipo de comportamento quando estão trocando os dentes. Um cão adulto pode morder se ele se sente assustado ou quando ele está tentando proteger-se ou proteger seu território.

Marcar território: Você pode ter visto que os cães tendem a urinar em pneus de carro ou grama. Esta é uma maneira de marcar seu território. Se você perceber que seu cão fareja torno de um lote e urina em intervalos frequentes, ele o faz para se comunicar com outros cães e para marcar os lugares de modo que ele encontre seu caminho de volta para casa no caso de ele se perder.

expressões do seu cão

Vocalizações

Latido: Este é provavelmente o comportamento mais natural e normal exibido por caninos. Os cães latem na tentativa de ameaçar estranhos e para impedi-los de entrar na casa. Comunicam a chegada de um estranho ou alguém que conhece e também para se comunicar com outros cães. No caso de cães que sofrem de ansiedade de separação, a voz é normalmente alta. Latido excessivo, no entanto, é um problema comportamental e deve ser corrigido com formação adequada.

Lamentar-se: Cães principalmente lamentam quando querem algo ou estão em necessidade desesperada por algum mimo. Eles podem queixar-se apenas para atrair a atenção. Eles também podem se queixar quando entram em pânico. Eles podem lamente expressar medo ou dor. Eles podem choramingar quando se sentem negligenciados.

Rosnando: Os cães podem rosnar enquanto jogam, mas rosnando até poderia ser seguido de um ato de agressão. Isso pode realmente ser um aviso para parar o que você pode estar fazendo no momento.

Vociferante: Os cães podem uivar em resposta a determinados sons. Eles podem uivar quando ouvem o som de sirenes. Eles podem uivar quando estão sob estresse.

Compreender e modificar o comportamento canino irá ajudá-lo a aprofundar a sua ligação com o cão e vai tornar a vida do seu cão como animal de estimação muito mais fácil. Os cães podem exibir gestos para chamar a atenção de alguém, no entanto estas tentativas se não for controladas, enquanto o cão ainda é um filhote, podem mais tarde tornar-se um problema que precisa ser tratado.

Fonte: Calbos - Saúde animal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de cachorro: veja como fazer para o aniversário do seu cão !

Saiba como cuidar do seu pet no inverno

Veja alguns cuidados para ajudar seu cãozinho a viver melhor mesmo durante os dias mais quentes.