Saiba como cuidar do seu pet no inverno


COM A CHEGADA DO INVERNO, NÃO SÃO SÓ OS HUMANOS QUE SENTEM FRIO, OS ANIMAIS TAMBÉM, PRINCIPALMENTE OS DE PELAGEM CURTA. ALÉM DO FRIO, ALGUMAS DOENÇAS APARECEM COM MAIOR FREQUÊNCIA, DEVIDO À QUEDA NA IMUNIDADE DOS ANIMAIS.
Por isso, é importante prepara-los para passarem o inverno.

A doença mais comum nessa época do ano é conhecida como traqueobronquite ou “tosse dos canis”, os sinais clínicos apresentados são semelhantes ao resfriado humano, o animal pode apresentar tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Essa doença pode aparecer em qualquer época do ano, porém, há uma maior predisposição nos meses frios pela baixa temperatura.

Os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas. No inverno, filhotes e cães idosos são os mais prejudicados, eles sentem mais frio porque a pelagem não é mais eficiente, a camada de gordura não é tão espessa.

Cuidados que devem ser tomados com os cães
Para os passeios:
Comprar agasalhos para as raças menores e de pelo curto. Certifique-se que os agasalhos protegem a barriga e que chegam até ao topo da cauda;
Não deixe o cão dentro do carro por longos períodos de tempo. No Verão, o carro torna-se num forno, mas no Inverno, o carro acumula frio e pode funcionar como um frigorífico.

Cães de dentro de casa:
Escove o cão regularmente para evitar que o ar seco das casas aquecidas artificialmente seque o pelo e a pele do cão.
Evite tosar e dar banho no cão nos meses mais frios, em casos de necessidade, seque bem a pelagem, mantenha o cão longe do vento e caso necessário forneça um agasalho.

Pet no inverno

Cães de Exterior:
Cães pequenos ou sem pelo não devem passar as noites no relento, pois não suportam tão bem o frio como as raças de grande porte ou de densa pelagem.

É essencial que todos os cães que tenham:

Uma casinha: Deve ser suficientemente grande para que o cão consiga virar-se sobre si e manter-se em pé dentro da casinha, mas não maior do que isso. Nas casinhas muito grandes, o calor se dispersa. A casinha deve ser colocada sobre um estrado para evitar que a água da chuva entre.
Um local abrigado: A casinha deve ser colocada num local abrigado, sem correntes de ar e protegido da chuva, para o cão possa permanecer fora da casinha para se exercitar e comer.
Dicas gerais para cuidados com seu pet no inverno

Não deixar o animal tomar chuva ou ficar no vento;
Colocar roupas quentes em filhotes e cães idosos de pelo curto;
Usar caminhas com isolante para evitar que o colchão fique em contato com o chão frio. Uma dica é colocar um estrado embaixo;
Colocar edredons ou cobertores para o cachorrinho se aquecer;
Manter as vacinas em dia porque eles ficam com a imunidade baixa no inverno;
Proteger bem os ouvidos para evitar otite;
Em caso de pouca sujeira, optar pelo banho seco (com gel ou lenço umedecido) para prolongar a duração do banho.
Gatos

Os cuidados com os felinos são parecidos com os dos cães. Uma maneira para saber se o gato está com frio ou não é sentir as extremidades como as patinhas e pontas das orelhas. Se estiverem gelados é porque ele está com frio.

Alguns cuidados importantes:
Estimular banho de sol;
Manter a caminha com edredom e estrado embaixo para evitar a friagem que vem do chão;
Optar pelas camas tipo iglu porque eles gostam de se esconder;
Manter as vacinas em dia, em especial, a contra rinotraqueíte.

Fonte: Calbos Saúde Animal

https://www.merceariapetbh.com.br/cachecol-pet-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de cachorro: veja como fazer para o aniversário do seu cão !

Veja alguns cuidados para ajudar seu cãozinho a viver melhor mesmo durante os dias mais quentes.